Kakebo: o método japonês para poupar dinheiro

Licença: 
CC Attribution 2.0

Todos sabemos que, para conseguir poupar dinheiro, é preciso saber gerir o dinheiro e isso implica um orçamento mensal. Mas não só. Os objetivos definidos em termos de gastos e poupanças têm de ser registados, analisados e otimizados se necessário. É aqui que entra o Kakebo – o método que os japoneses usam para poupar dinheiro e cujo sucesso está a correr mundo. Quer saber mais?

O que é o Kakebo?

Em japonês, os três carateres que formam a palavra “Kakebo” significam “livro de contas para a economia doméstica”. Disponível nos mais variados modelos e feitios, a verdade é que os japoneses não largam o seu Kakebo – um livro em formato de agenda que permite o registo diário de despesas e receitas e muito mais. Ao seguir a evolução de um orçamento mensal ao longo de um ano, este sistema inovador permite gerir o dinheiro de forma a não só cumprir as obrigações, como também chegar ao final do mês com dinheiro de sobra. Uma solução de poupança comprovada, que já está a reunir fãs e a fazer sucesso em todo o mundo.

3 princípios do Kakebo

Este sistema que os japoneses usam diariamente para gerir as suas economias pessoais e retirar o máximo proveito do seu dinheiro, está assente em 3 princípios esclarecedores:

  1. Controlar todas as despesas, semana a semana, reorganizando o consumo diário e analisando os resultados no fim de cada mês.
  2. Priorizar e categorizar os gastos, de acordo com as necessidades diárias, apelando assim para um consumo mais consciente, mais responsável.
  3. Permitir uma análise profunda ao consumo diário, para poder encontrar formas de substituir hábitos financeiros ineficazes por aqueles que não só se adequam à sua vida e realidade financeira, como lhe ajudam efetivamente a poupar dinheiro.

12 meses de poupança

Pensado para um ano completo, o Kakebo está dividido em 12 meses, com folhas específicas para registar as receitas e as despesas fixas nas mais variadas áreas do dia-a-dia: desde despesas de sobrevivência e extras, a gastos com cultura e lazer, é importante registar cada cêntimo, todos os dias. Para além disso, há ainda espaço para delinear os objetivos financeiros para os próximos 30 dias. No final do mês, analisam-se os gastos e a poupança semana a semana, vê-se se sobrou alguma coisa, reflete-se sobre o que correu bem e o que pode ser melhorado no próximo mês. E assim sucessivamente. Este arquivo é ainda uma boa motivação para poupar dinheiro, uma vez que, a qualquer momento, pode rever meses anteriores e verificar o quanto evoluiu no controle de despesas e receitas e quanto dinheiro está a conseguir poupar! Quando chegar ao final do livro, o sistema Kakebo propõe ainda um balanço anual onde é possível analisar as despesas dos últimos 12 meses por categorias, verificar os melhores truques, as maiores entraves, entre outros.

Quem quer experimentar?

Bem organizado, visualmente apelativo e recheado de dicas úteis, o Kakebo permite-lhe estar em controlo do seu orçamento mensal, dando-lhe a possibilidade de verificar, preto no branco, onde está a desperdiçar dinheiro e onde está a ser financeiramente inteligente. Para além disso, com o Kakebo vai finalmente deixar de chegar ao final do mês sem dinheiro! Quem aceita o desafio? À venda numa livraria próxima de si! Boas poupanças…

A sua votação: 
Média: 4.2 (12 votos)