Como poupar dinheiro nas saídas à noite
Torna-se complicado e, de certa forma, um tanto triste termos que abdicar dos cafés, dos convívios, das saídas à noite e das festas, por estar implícito que são gastos desnecessários e que, para poupar dinheiro, temos de ficar em casa depois dias de trabalho longos e ao fim-de-semana. Se é possível poupar noutros campos do quotidiano, porque não tentar poupar dinheiro nas saídas à noite em vez de abdicar delas?
Sair ou não sair?
As saídas à noite simbolizam diversão e descontração, porém, são muitas vezes evitadas pela ideia de que gastamos muito dinheiro quando saímos e que, apesar de querermos, pode não ser a atitude mais correta, já que temos de esticar ao máximo o salário para chegar ao fim do mês. Apesar da contenção de gastos, também é importante aliviar o stress e conviver com aqueles que gostamos, pois, é necessário haver um equilíbrio entre a vida profissional e social, sendo a última muito importante para o bem-estar pessoal. Por isso mesmo, queremos desmistificar a ideia de que sair à noite implica gastar muito dinheiro através de algumas ideias que poderão ajudar a poupar dinheiro, sem poupar na diversão.
9 dicas para poupar dinheiro nas saídas à noite
- Evite jantar fora, pode sempre realizar um convívio mais íntimo e agradável em casa ou na casa de um amigo. Desta forma não terá de gastar a mesma quantia que gastaria num restaurante e poupará efetivamente mais dinheiro (caso queira mesmo jantar fora, procure restaurantes low-cost).
- Compre álcool em grandes superfícies: além de ser mais barato poderá beber em casa com os amigos e/ou família, inventando e experimentando os vossos próprios cocktails.
- Um bom truque para quem sai à noite e quer poupar dinheiro: beba mais devagar! Para além de prolongar o prazer de saborear uma boa bebida, vai gastar menos, porque vai beber menos.
- Frequente bares/discotecas mais acessíveis, de preferência afastados de pontos turísticos ou os mais in da noite, pois, para além de praticarem preços mais elevados, na sua maioria exigem um consumo mínimo.
- Aproveite noites temáticas ou promocionais nos bares e discotecas locais: além de não ter consumo mínimo, poderá ter acesso a ofertas de bebidas.
- Esteja atento a possíveis passatempos para determinadas festas ou eventos noturnos aos quais adorava ir, mas que possam eventualmente ser muito caros. Os prémios normalmente passam pela oferta de bilhetes de entrada e/ou bebidas grátis, ou seja, poupança! Ponha todos os amigos a concorrer!
- Este é um truque básico da poupança, que também funciona nas saídas à noite: quanto menos dinheiro tiver na carteira, menos dinheiro vai gastar. Estabeleça um orçamento para cada saída e cumpra-o!
- Sempre que sair à noite, reduza o número de carros que leva juntamente com os amigos – é uma boa forma de poupar dinheiro em combustível e todos podem contribuir. Em alternativa, podem viajar de táxi e dividir as despesas que ficarão certamente mais em conta.
- Procure diminuir o número de saídas à noite para poder ir às mais relevantes – e ficar em casa um fim-de-semana por mês permite-lhe fazer outro tipo de atividades, igualmente divertidas, e até gratuitas. Há forma mais fácil de poupar dinheiro?