Como poupar dinheiro em roupa

Camisas penduradas
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0

Não podemos viver sem roupa mas, quer compre por necessidade, vício ou prazer, saiba que existem vários truques para ajudá-lo a poupar dinheiro em vestuário, sem comprometer o seu estilo pessoal.

Comprar, por comprar. Uma das formas mais eficazes de poupar dinheiro em roupa é deixar de a comprar. Sejamos honestos: muitas pessoas compram roupa não porque precisam, mas porque adoram moda e ter coisas novas, são verdadeiras fashion victims; ou então, ir às compras é terapêutico ou a resposta certa para os momentos em que estão deprimidos ou entediados. Não precisa de 20 pares de jeans ou 12 casacos para ser feliz ou ter estilo – o verdadeiro desafio é explorar o guarda-roupa que tem e pô-lo a trabalhar para si.

Emprestas-me? Se vai ter um casamento ou outro evento importante, mas não tem roupa adequada, antes de perder tempo e dinheiro em busca do look perfeito, porque não pedir um fato ou vestido emprestado à amiga ou ao irmão? Se existe à-vontade para isso, a sua carteira agradece.

Apertar aqui, subir ali. Antes de doar mais um saco de roupa, analise bem as peças das quais se vai desfazer: talvez aquele vestido preto apenas necessita de subir a bainha e encurtar as mangas? Aqueles jeans com a nódoa no calcanhar não podiam ser transformados em calções? Pequenos arranjos de costureira ficam sempre mais em conta do que comprar novo.

Troca de roupa. Junte as amigas e os amigos para um lanche, onde cada um terá de trazer 5 a 10 peças de roupa que já não usam ou não lhes serve para trocarem com os restantes convidados. Para além de divertido, dão uma segunda vida à roupa e uma lufada de ar fresco ao seu armário.

Venda online. Em contrapartida, desfaça-se do seu vestuário ao vendê-lo em sites como o eBay. Claro que dificilmente conseguirá recuperar o investimento total daquele casaco de pele ou vestido de noite, mas vai conseguir sempre algum dinheiro. E se isso não é poupar, não sabemos o que é!

Em segunda mão. Desde que esteja em perfeitas condições, a roupa é reciclável… daí a popularidade crescente de lojas de roupa em segunda mão e de lojas de roupa vintage. Para além de serem amigos da carteira, este género de espaços oferecem peças de elevada qualidade, únicas e intemporais. Metade do divertimento é a procura por aquela peça especial, até porque nunca se sabe que tesouros pode descobrir.

Época de saldos. Acontecem duas vezes por ano e vale a pena esperar por elas. Para além de nos permitirem adquirir vestuário que noutras alturas (diga-se com o preço normal) seria impossível, também nos dá a oportunidade de reforçar o nosso guarda-roupa com elementos frescos no caso dos saldos de Verão, e elementos quentes no caso dos saldos de Inverno. Mas não só: mesmo nos saldos de Verão, podem aparecer restos de colecção do Inverno anterior a preços bombásticos e vice-versa. Esteja ainda atento à roupa mais formal que, embora possa não precisar, pode revelar-se um excelente investimento uma vez que normalmente apresentam grandes descontos em época de saldos.

Lojas menos convencionais. Para poupar dinheiro na hora de comprar roupa, fuja das habituais lojas de rua e centros comerciais e experimente as feiras, os mercados, as fábricas com venda ao público, os outlets e, sem sair de casa, as milhares de lojas online. Com tanta concorrência, não é de estranhar as “pechinchas” que vai certamente encontrar.

Evitar as tendências. As modas vão e vêm, sendo que o estava tão em voga neste Verão pode não sobreviver até ao próximo. Por isso mesmo, “estourar” o orçamento com a mais recente fashion piece raramente é um bom investimento. Procure antes canalizar as suas economias para peças básicas, intemporais e de elevada qualidade.

Compre inteligentemente. Em vez de comprar aquele top fantástico, na esperança que quando chegar a casa terá algo com a qual possa combinar, inverta o processo. Veja o que precisa primeiro e procure adquirir uma peça que possa ser optimizada, por exemplo, se necessita de um blazer para o escritório, procure um modelo que também possa vestir com jeans; ou então em vez de comprar mais um par de calças pretas, invista numa boa camisa para vestir com essas mesmas calças. Compre o que realmente lhe faz falta e não o que lhe apetece comprar.

Corte e costura. Para quem tem jeito para tecidos, agulhas e máquinas de costura, um excelente hobby é confeccionar as suas próprias roupas – claramente mais baratas, serão ainda modelos exclusivos e feitos à medida.

Cuidados redobrados. É mais fácil deitar a roupa para o chão ou enfiá-la no cesto da lavandaria do que a pendurar e, muitas vezes, até podemos voltar a vestir as mesmas peças em mais algumas ocasiões. Se a roupa não estiver suja, deixe-a arejar um pouco e volte a guardá-la para usar proximamente. Quanto menos lavar a roupa, menos se desgastará. Cuide bem da sua roupa.

Roupa suja. Respeite todos os símbolos constantes nas etiquetas da roupa, no que toca a lavar, secar e engomar. Quanto melhor cuidada estiver o vestuário, mais tempo dura e menos dinheiro terá de gastar na sua substituição.

A sua votação: 
Média: 4.6 (79 votos)