FÓRUM

2 entradas / 0 new
Última mensagem
MundoPoupança.com
Offline
Desde:
29.01.2012
#1
Domingo, 01.29.2012 - 18:57
Aprenda a fazer um orçamento familiar

Elaborar um orçamento familiar pode ser uma das coisas mais aborrecidas de fazer e que mais de 90% da população não faz. Mesmo grande parte daqueles que possuem alguma cultura financeira e são comedidos nos seus gastos, não elaboram orçamentos familiares.

É por isso que aqueles que se encontram numa situação frágil, continuam a lutar para se manter à tona de água, sem se aperceberem do motivo de não conseguirem estabilizar as suas economias e aqueles que alguma poupança fazem, não maximizam essa folga financeira para passarem ao patamar seguinte e alavancar as suas economias.

Tomar nota daquilo que realmente ganha e do que tem para pagar todos os meses é uma grande arma para melhorar a sua situação financeira. Apontando os meses em que tem aqueles gastos maiores, como o pagamento de seguros anuais e impostos, irá mentalizar-se e conseguir guardar com mais facilidade dinheiro para essas situações, sem entrar em dificuldades financeiras. Quantos de nós é que não passou e continua a passar por apertos quando de ‘repente’ surge um encargo mensal maior imprevisto, sendo que a maior parte das vezes esse imprevisto já estava previsto, mas como aparece para pagamento uma ou duas vezes por ano, facilmente cai no esquecimento. Geralmente para fazer face a essas despesas, recorremos ao cartão de crédito, plafond da conta, ou retiramos da nossa conta poupança.

Para evitar estas situações que apenas nos prejudicam, nada melhor que elaborar um orçamento familiar para todo o ano, para prever e antecipar-nos a esses mesmos gastos.

Um orçamento apresenta ainda outras inúmeras vantagens, passando pela capacidade de gerar um excedente, de forma a criar uma poupança mensal maior, conseguirá controlar os gastos mensais com mais facilidade e verificar com exactidão onde gasta excessivamente o seu dinheiro e onde poderá cortas despesas, bem como pelo facto do orçamento ser feito em família, conseguirão discutir as prioridades e todos os membros da família irão ter mais consciência da sua situação financeira e entre ajudar-se.

Não existe um modelo único de um orçamento familiar, pode pegar num papel e numa caneta e anotar as várias rubricas de rendimentos, despesas e poupanças que tem, pode consultar na sua biblioteca local livros sobre o assunto ou pode pesquisar na internet e fazer o download de orçamentos em formato de excel. Qualquer das formas é válida, desde que o faça.

Se quise ver o exemplo de um orçamento familiar e como preenchê-lo, visite http://mundopoupanca.com/?p=120

joaomoreira
Offline
Desde:
30.12.2013
#1
Segunda, 12.30.2013 - 17:25
Orçamento

Efetivamente, elaborar um orçamento familiar é uma regra de ouro das Finanças Pessoais. Fui despedido do meu posto de trabalho e caí numa situação de sobreendividamento. Era engenheiro, contraí vários créditos pessoais e um crédito à habitação. Consultei uma Advogada que era especializada em Insolvência, a Dra. Fátima Pereira Mouta. Consegui levantar a penhora sobre o meu salário e obtive a exoneração do passivo restante. O site é o http://www.advogadosinsolvencia.pt/