Artigo

Title

Como poupar dinheiro nas saídas à noite

Imagem Teaser

Body

Torna-se complicado e, de certa forma, um tanto triste termos que abdicar dos cafés, dos convívios, das saídas à noite e das festas, por estar implícito que são gastos desnecessários e que, para poupar dinheiro, temos de ficar em casa depois dias de trabalho longos e ao fim-de-semana. Se é possível poupar noutros campos do quotidiano, porque não tentar poupar dinheiro nas saídas à noite em vez de abdicar delas?

Sair ou não sair?

As saídas à noite simbolizam diversão e descontração, porém, são muitas vezes evitadas pela ideia de que gastamos muito dinheiro quando saímos e que, apesar de querermos, pode não ser a atitude mais correta, já que temos de esticar ao máximo o salário para chegar ao fim do mês. Apesar da contenção de gastos, também é importante aliviar o stress e conviver com aqueles que gostamos, pois, é necessário haver um equilíbrio entre a vida profissional e social, sendo a última muito importante para o bem-estar pessoal. Por isso mesmo, queremos desmistificar a ideia de que sair à noite implica gastar muito dinheiro através de algumas ideias que poderão ajudar a poupar dinheiro, sem poupar na diversão.

9 dicas para poupar dinheiro nas saídas à noite

  1. Evite jantar fora, pode sempre realizar um convívio mais íntimo e agradável em casa ou na casa de um amigo. Desta forma não terá de gastar a mesma quantia que gastaria num restaurante e poupará efetivamente mais dinheiro (caso queira mesmo jantar fora, procure restaurantes low-cost).
  2. Compre álcool em grandes superfícies: além de ser mais barato poderá beber em casa com os amigos e/ou família, inventando e experimentando os vossos próprios cocktails.
  3. Um bom truque para quem sai à noite e quer poupar dinheiro: beba mais devagar! Para além de prolongar o prazer de saborear uma boa bebida, vai gastar menos, porque vai beber menos.
  4. Frequente bares/discotecas mais acessíveis, de preferência afastados de pontos turísticos ou os mais in da noite, pois, para além de praticarem preços mais elevados, na sua maioria exigem um consumo mínimo.
  5. Aproveite noites temáticas ou promocionais nos bares e discotecas locais: além de não ter consumo mínimo, poderá ter acesso a ofertas de bebidas.
  6. Esteja atento a possíveis passatempos para determinadas festas ou eventos noturnos aos quais adorava ir, mas que possam eventualmente ser muito caros. Os prémios normalmente passam pela oferta de bilhetes de entrada e/ou bebidas grátis, ou seja, poupança! Ponha todos os amigos a concorrer!
  7. Este é um truque básico da poupança, que também funciona nas saídas à noite: quanto menos dinheiro tiver na carteira, menos dinheiro vai gastar. Estabeleça um orçamento para cada saída e cumpra-o!
  8. Sempre que sair à noite, reduza o número de carros que leva juntamente com os amigos – é uma boa forma de poupar dinheiro em combustível e todos podem contribuir. Em alternativa, podem viajar de táxi e dividir as despesas que ficarão certamente mais em conta.
  9. Procure diminuir o número de saídas à noite para poder ir às mais relevantes – e ficar em casa um fim-de-semana por mês permite-lhe fazer outro tipo de atividades, igualmente divertidas, e até gratuitas. Há forma mais fácil de poupar dinheiro?