Artigo

Title

Como poupar dinheiro para fazer uma grande viagem

Imagem Teaser

Pessoas sentadas à espera do avião

Body

Poupar dinheiro é algo difícil de fazer quando não existem hábitos prévios de poupança. Com efeito, quando o objetivo é fazer uma viagem grande, torna-se complicado arranjar um orçamento confortável para colocar os planos em prática. Neste sentido, é necessária disciplina e força de vontade para conseguir recolher as verbas suficientes e, acima de tudo, querer muito fazer a tal viagem. Saiba como poupar dinheiro para fazer uma grande viagem e faça a jornada dos seus sonhos.

Definir o destino e data

Antes de qualquer outra coisa, é necessário perceber quanto será preciso poupar para conseguir fazer a viagem. Assim, importa definir o destino e a data em que pretende viajar. Existem destinos mais caros do que outros e essa escolha irá, desde logo, definir bastante sobre quanto terá de apertar o cinto. Escolher a data da viagem com antecedência é também fundamental para ter um prazo de poupança para cumprir. Não se esqueça que quanto mais depressa deixar tudo definido, mais fácil será organizar-se.

Levar companhia

Arranjar companhia para uma viagem grande é ótimo se não gostar de estar sozinho, mas também é muito útil em termos de poupança. Primeiro, porque as despesas são a dividir por dois e isso torna tudo menos dispendioso, ou seja, terá de poupar menos dinheiro do que se for sozinho. Segundo, ao convidar alguém para ir consigo, está a comprar uma responsabilidade para com essa pessoa e não quererá depois “deixá-la na mão”. Esse facto irá fazer com que se esforce mais e faça da grande viagem uma realidade.

Reduzir custos variáveis

Para qualquer pessoa ou empresa existem custos fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles relacionados com a renda da casa, internet, televisão, entre outros. Aqui é impossível poupar. Ainda assim, é possível fazê-lo nos custos variáveis. Se costuma ir comer fora duas vezes por semana, começa a ir só uma. Se costuma gastar muito dinheiro em saídas à noite, saia com menos dinheiro. Ao implementar novos hábitos, irá sentir a médio prazo a carteira mais pesada, pois gasta menos e poupa mais.

Fazer a compra antecipada

Tudo o que é comprado com antecedência é mais barato. Assim, tente comprar o voo da sua viagem com alguma distância da data escolhida para assim poupar alguns euros nas viagens. Contudo, esta dica não se fica por aqui. Deve igualmente optar por este procedimento em relação a outras coisas, como por exemplo, viagens de comboio ou promoções no supermercado.

Grão a grão

Este é normalmente o truque mais utilizado, que é o de colocar um certo montante de dinheiro de parte todas as semanas. Embora pareça fácil e simples, este é um hábito difícil de pôr em prática. O dinheiro que tem de colocar de parte iria fazer-lhe jeito para outras coisas e terá de abdicar delas, caso pretenda levar avante o seu plano de poupança. Por conseguinte, deve iniciar esta estratégia com valores baixos para não ser tão difícil começar e só depois aumentar o valor periódico de poupança.

Novos rendimentos

Outra excelente forma de poupar é ter novos rendimentos. Se tem tempo e quer mesmo fazer essa viagem, comece a trabalhar em algo que lhe dê retorno financeiro. Pode, por exemplo, dar explicações de matemática, fazer traduções ou formatar computadores. Para além de um trabalho extra ou freelancer, pode igualmente vender coisas de que não precisa. Lembre-se que nas plataformas online “nada se perde e tudo se transforma”, pelo que irá haver sempre alguém interessado em comprar algo.

Pagar com dinheiro

Pode parecer um pormenor, mas pagar as despesas com dinheiro permite ter uma perceção mais real e preocupada daquilo que se gasta. Ao utilizar sistematicamente o cartão de crédito ou débito, só dá conta dos seus gastos quando consulta o saldo da sua conta. Aí já pode ser tarde demais.