Artigo

Title

Como poupar dinheiro para fazer uma grande compra

Imagem Teaser

Poupar dinheiro, notas de 10 euros

Body

Fazer uma grande compra – quer seja uma televisão nova, uma viagem, um carro ou até uma casa – é um dos principais motivos pelos quais as pessoas poupam dinheiro. Se precisa de começar a poupar dinheiro já para adquirir algo caro, saiba quais as melhores formas de o fazer.  

Colocar dinheiro de parte. Tendo em conta a compra que pretende fazer e o prazo em que gostaria de fazer essa aquisição, analise o seu orçamento mensal e veja qual a quantidade de dinheiro que pode colocar de parte todos os meses. Agende uma transferência bancária automática no início de cada mês da sua conta à ordem para uma outra conta, assegurando que esse valor fique realmente a salvo. 

Poupar, poupar, poupar. Conseguir colocar dinheiro de parte para poder efetuar uma compra mais avultada também pode implicar poupanças a outros níveis. Para que o ato de poupar não se transforme num sentimento de privação, analise em que áreas da sua vida seria possível poupar mais dinheiro, mesmo que seja de forma temporária: vestuário, momentos de lazer, no dia-a-dia

Alimentação económica. A alimentação representa uma das maiores fatias de qualquer orçamento mensal e, embora não seja possível deixarmos de comer, esta é uma área onde é muito fácil poupar. Aprenda a planear os seus menus semanais, pesquise receitas económicas, não deite comida fora (aproveite-a para o almoço do dia seguinte, por exemplo), saiba como poupar no supermercado e evite comer fora.

Vender para comprar. Quase todos nós temos objetos guardados na garagem ou no sótão que dificilmente voltaremos a colocar dentro de casa – porque não vendê-los? Para além de poupar espaço em casa, poderá ainda ganhar algum dinheiro extra para depositar na sua conta poupança.

Rendimento extra. Para se poder poupar dinheiro, pode-se gastar menos, mas também se pode ganhar mais, ou seja, porque não arranjar um part-time que lhe permita ganhar o dinheiro que necessita para fazer a futura grande compra? Utilize a sua imaginação, pense nas suas capacidades e conhecimentos e procure um trabalho part-time que lhe permita ganhar esse rendimento extra: pode fazer traduções, dar explicações, vender quadros pintados por si, fazer bolos para fora… as possibilidades são muitas.

Trabalhar horas extra. Se existe a possibilidade de trabalhar horas extra no seu atual emprego, esta pode ser uma excelente opção para conseguir poupar aquele dinheiro que necessita para realizar uma grande compra. É claro que exige algum sacrifício pessoal e profissional, mas por outro lado será por uma boa causa: a concretização de um sonho, como comprar a sua primeira casa ou fazer uma viagem de luxo.

Dinheiro inesperado. Se receber um valor monetário inesperado – um prémio no trabalho ou o re-embolso do IRS – pense duas vezes antes de ir a correr gastá-lo, só para celebrar a sua sorte. Esse dinheiro não seria melhore empregue na conta que abriu para poupar para a compra de um carro novo? Aproveite estas oportunidades inesperadas para fazer crescer as suas poupanças.

Comprar usado. Comprar novo não é a única forma de conseguir fazer aquela grande aquisição que tanto anseia – pesquise bem aquilo que pretende comprar, verificando se não compensará comprar usado. Ao comprar usado, não significa optar por algo com menos qualidade e tem ainda a vantagem de ter de poupar menos.

Espere mais tempo. É claro que quanto mais depressa concretizamos os nossos sonhos e desejos, mais satisfeitos ficamos. Porém, poupar para fazer uma compra avultada pode passar por alongar o seu prazo e esperar um pouco mais de tempo para conseguir concretizá-la. As vantagens? Não terá de fazer um esforço financeiro tão grande no dia-a-dia e podem surgir oportunidades de negócio melhores.