Artigo

Title

Como poupar dinheiro em medicamentos

Imagem Teaser

Body

À primeira vista, o título deste artigo pode parecer desadequado, afinal de contas, quem é que pensa em poupar dinheiro quando está doente? Ou, por outro lado, pode pensar: é possível poupar dinheiro em medicamentos? A resposta é sim – a sua saúde física e financeira agradecem.

  • Medicamentos genéricos. Está mais do que provado que os medicamentos genéricos são iguais ou então extremamente semelhantes aos “medicamentos de marca”, sendo que a grande diferença está efetivamente no preço. Sempre que o seu médico lhe passar uma receita, solicite que seja com medicamentos genéricos. Quando adquirir medicamentos que não necessitam de receita médica na farmácia, pergunte sempre se existe um equivalente genérico. Esta é, sem dúvida, uma das formas mais simples de poupar dinheiro em medicamentos.
  • Farmácia do costume. Ser fiel a uma única farmácia pode trazer várias vantagens financeiras como, por exemplo, conselhos sobre medicamentos mais baratos por parte do farmacêutico; uma “atenção” no preço final; a possibilidade de entregar uma receita médica depois da compra para poder beneficiar da sua comparticipação. Para além de ser sempre ótimo poder confiar e contar com o profissionalismo de um bom farmacêutico, a fidelidade a uma farmácia também pode permitir-lhe poupar dinheiro em medicamentos.
  • Doses económicas. Se nunca reparou, então está na altura de fazê-lo: os preços dos medicamentos podem variar conforme a dosagem do mesmo. Por exemplo, se normalmente toma 2 comprimidos de 500mg para as dores de cabeça pergunte ao farmacêutico se existe o equivalente desse comprimido na dosagem de 1 grama e se sim qual o preço. Faça as contas e verá que provavelmente compensa adquirir a caixa de maior dosagem (e em vez de 2 comprimidos, toma apenas 1). Se habitualmente toma um comprimido diário de 2,5mg saiba o preço do mesmo comprimido mas de 5mg (pode parti-lo em dois e dá para dois dias) e faça as contas para ver qual aquele que fica mais barato comprar.
  • Seguro de saúde. Nos dias que correm, existem cada vez mais pessoas a optarem por seguros de saúde privados. As razões são muitas, uma das quais a comparticipação nas despesas de medicamentos. Se está a pensar aderir a um seguro de saúde, avalie as vantagens e desvantagens de vários antes de tomar a decisão final, principalmente se um dos seus objetivos prende-se com a poupança ao nível dos medicamentos.
  • Vacina antigripe. Se para si o Inverno é sinónimo de gripes, constipações e muitos medicamentos para as combater, então uma boa solução para reduzir os sintomas físicos e económicos pode passar pela vacina sazonal contra a gripe. Reserve a sua na farmácia do costume todos os anos entre os meses de Setembro e Outubro e poupe dinheiro em medicamentos durante o resto do ano.
  • Mantenha-se saudável. A melhor forma de poupar dinheiro em medicamentos é evitá-los por completo. Como fazer isso? Tenha uma vida o mais saudável possível: siga uma dieta alimentar salutar, pratique exercício físico, durma bem, deixe de fumar, não consuma álcool em excesso e faça exames médicos anuais.