Artigo

Title

Como poupar dinheiro nas férias

Imagem Teaser

Body

Com a chegada do verão e com o calor que se faz sentir, toda a gente já só pensa no mesmo: nas férias! Para tal, é preciso fazer contas à vida. Seja em família, em casal ou com amigos, durante as férias temos tendência para gastar mais do que o normal. Fora ou dentro do país, na montanha, na praia ou no campo, sempre existem algumas despesas que nos podem deixar com os bolsos vazios quando regressamos. Se quer gastar pouco, siga agora estas 7 dicas para poupar dinheiro nas férias sem deixar de desfrutar desta altura tão desejada.

1. Fazer campismo

Se quer ir de férias mas tem pouco dinheiro ou não quer gastar muito, optar por fazer campismo é uma boa alternativa que o irá ajudar a poupar alguns trocos. Existem parques de campismo por todo o país que disponibilizam inúmeras atividades gratuitas, como piscina e discoteca ao ar livre, para além de terem minimercados com preços mais acessíveis. Os parques têm muitas vezes a disposição dos seus utentes zonas onde podem confecionar as suas próprias refeições ao invés de irem ao restaurante todos os dias.

2. Trocar de casa com alguém

Trocar de casa com outras pessoas está cada vez mais na moda e é uma boa maneira de poupar dinheiro em alojamento durante as férias. Existem vários sites na internet que permitem conhecer pessoas de todo o mundo para trocar de casa ou de apartamento, sem pagar nada! Apenas tem que deixar a casa conforme estava e confiar nas pessoas que virão para a sua! Trocar de casa permite viajar pelo mundo inteiro e viver durante tempo determinado em habitações de luxo, sem se preocupar com o pagamento da estadia.

3. Cozinhar em casa

Na altura de reservar o alojamento para férias, prefira apartamentos com cozinha para poder preparar as suas próprias refeições, desta forma conseguirá poupar algum dinheiro. Pode levar algumas coisas básicas de sua casa para o destino de férias, como temperos, bebidas, queijos, certos enlatados, assim não precisa comprar quando chega. Se comer em casa a maior parte das vezes, no final das férias fará toda a diferença na sua carteira.

4. Atividades gratuitas

Férias são férias e apesar de querer poupar dinheiro durante este curto período, não pode ficar fechado entre quatro paredes para não gastar! Existem imensas atividades gratuitas e divertidas que se podem fazer durante a estadia. Desfrutar da praia e passear pelas marginais da costa são algumas delas, além disso, muitas vezes existem circuitos de praia gratuitos onde se pode praticar desporto, zumba, ioga, entre outras aulas de grupo. Se é mais cultural, informe-se sobre os museus da zona onde está alojado, pois, normalmente existe sempre um dia da semana em que a entrada é gratuita.

5. Reservar com antecedência

Seja dentro ou fora do país, se quer poupar dinheiro nas férias o melhor é mesmo reservar com antecedência. E isto aplica-se tanto ao aluguer da casa, ou do apartamento, como nos bilhetes da viaje. Reservar alguns meses antes é mais barato e pode ainda aproveitar descontos. Normalmente comprar bilhetes de viaje ou alugar casa/apartamento a própria da hora sai mais caro. Por isso, vale a pena planear as férias antecipadamente.

6. Ir de férias com amigos

Para poupar dinheiro, ir de férias com amigos também é uma boa alternativa. Sejam solteiros, casados, com, ou sem filhos, se forem todos juntos poderão partilhar as despesas, como o aluguer da casa, a gasolina, as refeições, etc. Para além de ser muito mais económico para todos, a diversão também será ainda maior.

7. Ter um orçamento

Esta dica é essencial para poder poupar dinheiro nas férias. Quando queremos economizar, é importante ter um orçamento planeado. Isto aplica-se à nossa vida no dia-a-dia, mas também durante as férias. Para tal, antes de se fazer a estrada, elabore um orçamento realista e justo. Anote aquilo que pode gastar até ao final das férias e estipule um valor médio por dia. Se gastar mais num dia, terá que poupar mais no outro.
Antes de tudo, não se esqueça que está de férias para relaxar, portanto, aproveite os momentos em família e com os amigos e boas férias!