Artigo

Title

Como poupar dinheiro na conta da internet

Imagem Teaser

Pessoa a fazer contas das despesas

Body

Atualmente, vive-se na era da tecnologia e a internet é cada vez mais utilizada. Através dela é possível ter acesso, em tempo real, às notícias do país e do mundo, comunicar com outras pessoas, enviar emails, fazer compras online, ver vídeos, ouvir rádio, aceder à conta bancária, estudar e pesquisar. Porém, com a crise financeira que se vai vivendo, é importante poupar dinheiro nas despesas do dia-a-dia, analisar as faturas e economizar nas contas mensais.

Em algumas famílias, a internet representa uma das grandes despesas mensais. Se não estiver atento e controlar os gastos, facilmente poderá perder o controlo e deixar que as despesas se desequilibrem. Conheça algumas dicas de como poderá poupar algum dinheiro na sua conta de internet.

Compare as operadoras

Existem quatro grandes operadoras de internet em Portugal. Antes de mais, é importante analisar todas as ofertas que elas oferecem aos seus clientes/subscritores. Depois, é preciso selecionar o plano mais vantajoso e fazer as contas de qual poderá permitir que se poupe mais algum dinheiro.

Verifique o tarifário

Existem vários tipos de tarifários: os prés e os pós pagos. É importante escolher o mais barato tendo em conta o perfil de consumo da pessoa de modo a que não se pague aquilo que não se necessita. Também existem tarifários com um limite de dados móveis, isto é, só se pode gastar internet até àquele limite. Depois daquele valor já se paga mais. No entanto, também há tarifários que oferecem tráfego ilimitado e estes são os mais procurados.

Atente aos descontos e às promoções

As várias empresas realizam constantemente descontos e até algumas promoções benéficas para os seus clientes. Deve estar atento a elas e verificar as condições das mesmas de modo a analisar se vale a pena aderir e qual o preço praticado após a promoção ou o desconto terminar.

Faça escolhas

Muitas vezes associada à internet vêm pacotes com telefone, telemóvel e chamadas grátis. É fundamental traçar um perfil de consumo e verificar se vale a pena aderir a este tipo de pacotes ou não. Por exemplo, uma pessoa que envia bastantes mensagens escritas deverá optar por um pacote que oferece a opção das mensagens grátis. Só assim é que é possível poupar dinheiro.

Verifique o prazo de fidelização do seu contrato

Por vezes, existem algumas confusões quando ao tempo a que as pessoas têm que estar agregadas à operadora com quem celebraram contrato. Por vezes, os indivíduos não estão satisfeitos e desejam cancelar o contrato inicial, mas nem sempre é possível. É essencial verificar quantos anos se deve manter o contrato, em que situações se pode dar baixa do mesmo e se é possível desistir sem quaisquer custos. Durante este tempo também existem alguns benefícios, mas assim que ele termina a conta ao final do mês poderá aumentar. Assim, é fundamental saber como aumentar o tempo de fidelização ou se há a possibilidade de obter desconto se ficar fidelizado à operadora por mais algum tempo.

Vigie o consumo

Quando se adere a pacotes de tráfego limitado é importante ir controlando e vigiando o consumo de dados móveis. Por vezes, o que encarece a conta de internet é o valor que se paga em internet extra. Existem alguns programas que permitem confirmar e controlar o consumo do utilizador.

Esteja atento à internet no telemóvel

Para além da internet fixa também é possível usufruir da internet no telemóvel, mesmo que isso acrescente um valor mínimo à fatura mensal. É importante avaliar se é mesmo necessário este serviço, se a pessoa o utiliza o dia todo e se não existe a possibilidade de utilizar antes a internet de casa ou do trabalho.

É importante centrar-se no que realmente precisa, pois, na maior parte das situações, em vez de diminuir o valor total da fatura, acaba por encarecê-la ao aderir a serviços que nunca utiliza. Seja objetivo e realista e acabe por poupar muito dinheiro na sua conta da internet.