Artigo

Title

Como poupar dinheiro na compra de uma casa

Imagem Teaser

Body

Quando se pretende comprar uma casa procura-se acima de tudo boas condições, conforto, boa localização e um preço apelativo. Por vezes é complicado encontrar-se todos os parâmetros que se pretende numa só casa e a procura de uma nova casa torna-se lenta e penosa. O fator que, infelizmente, é o mais importante para a grande maioria das pessoas é o valor que é pedido pela casa. Todos querem a sua casa de eleição por um preço amigo e isso raramente acontece, mas poderá poupar trabalho e dinheiro fazendo os trabalhos de casa. Saiba como poupar dinheiro na compra de uma casa e adquira a sua moradia de sonho.

Faça uma pesquisa alargada

Considere se pretende comprar uma casa nova ou em segunda mão. Procure em diversos meios casas que estejam dentro dos parâmetros que decidiu ou dos quais precisa na nova casa, não sonhe demasiado alto se o seu orçamento não cobrir tudo o que pretende para a sua nova habitação.

Compare preços

Tendo em conta que já terá algumas opções em vista, estude o mercado e entenda quanto vale uma casa como quer nos dias que correm. Avalie preços e casas em locais que considere adequados para o que pretende. Caso não consiga comprar uma casa perto do trabalho, tenha em atenção as casas junto a transportes públicos.

Considere os leilões das finanças

Infelizmente muitas pessoas viram-se sem a sua casa devido a dívidas, razão pela qual as Finanças as recolhem e vendem a leilão. Talvez assim encontre exatamente o que quer a um preço melhor, mas não deverá esquecer-se de visitar o imóvel em questão antes de entrar em leilão ou nas outras duas modalidades de venda através das Finanças.

Consulte as casas que foram entregues aos bancos

Mais uma vez o infortúnio de algumas pessoas é a sorte de outras. Também os bancos detêm casas que foram entregues devido a dívidas. As condições serão mais vantajosas no que diz respeito a questões como o spread e a redução de custos e encargos. Pesquise nas várias instituições bancárias e poderá encontrar algo que lhe interesse.

Pense em comprar uma casa velha e renová-la

Uma casa em mau estado será certamente mais barata e poderá comprá-la e ir renovando à medida que pode. Talvez não tenha todas as condições de início mas poderá acabar por ficar com uma casa exatamente como quer, uma vez que todas as decisões serão tomadas por si. Poderá comprar mobílias e moldar uma casa velha ao que pretender a médio ou longo prazo.  

Trate da compra diretamente com o construtor ou proprietário

Por vezes existem acréscimos no preço quando a venda é feita por um terceiro partido. Procure casas que sejam vendidas pelos verdadeiros responsáveis pelo imóvel e poderá beneficiar de um desconto face aos preços praticados pelas empresas do ramo imobiliário, por exemplo.

Tenha atenção aos créditos à habitação e empréstimos

Tendo em conta o estado da economia, conseguir créditos e empréstimos é um feito difícil. Informe-se devidamente, leia e analise tudo com a maior atenção e compare o que houver a comparar. Não enverede por qualquer caminho sem ter plena noção de como funcionará o pagamento, os juros, tudo o que disser respeito ao crédito ou empréstimo.

A aquisição de uma casa é, sem dúvida, uma grande compra e dá a conhecer uma altura tão excitante como stressante. Não o faça à pressa nem sem estudar bem o que quer e todas as hipóteses. Saiba investir o seu dinheiro pertinentemente para que mais tarde não se venha a arrepender. Aproveite as dicas que aqui deixámos e sinta-se preparado para poder comprar com conhecimento do mercado e de todas as hipóteses possíveis. Para uma casa comprada a um bom preço, é necessário que seja um comprador informado.