Artigo

Title

Como ganhar dinheiro extra para combater a crise

Imagem Teaser

Dinheiro extra

Body

O dinheiro faz sempre falta, principalmente quando está em falta! Em momentos de crise, desemprego, salários baixos e preços altos, esticar o orçamento até ao final do mês revela-se uma verdadeira luta. Se gostaria de receber a resposta à pergunta que certamente já se fez vezes sem conta – como ganhar dinheiro extra para combater a crise? – temos 15 respostas para lhe dar.

1. Vender objetos pessoais

Quem não tem um cantinho no armário da entrada, na garagem ou no sótão repleto de caixas com objetos inutilizados? Dê uma volta às roupas, sapatos, acessórios, livros, DVDs, CDs e outros objetos que já não usa e não pensa voltar a usar. Inscreva-se numa feira de usados para vender os seus artigos em segunda mão ou coloque-os à venda online em sites como a OLX, Custo Justo ou A Nossa Vida. Não só vai conseguir ganhar dinheiro extra, como vai libertar espaço lá em casa.

2. Cozinhar

Tem dotes culinários? Cozinhar para fora é uma excelente forma de aproveitar o seu talento entre tachos e assim ganhar dinheiro extra para combater a crise! Dê a conhecer à sua rede de contactos que faz bolos, tartes, cupcakes, quiches, rissóis, etc. por encomenda. Com bom gosto e apresentação vai-se passando a palavra e pode facilmente transformar esta paixão pela cozinha num pequeno e rentável negócio.

3. Escrever

Gosta de escrever? Porque não investir nesse seu talento e ganhar dinheiro com isso? A forma mais fácil de conseguir dinheiro através da escrita é como redator freelancer e já existem vários sites online que pagam por cada artigo escrito como, por exemplo, o Escrever.com. Transforme os seus artigos, poemas, contos e ebooks em dinheiro extra!

4. Fazer bijutaria

A bijutaria feita à mão está na moda e, se tem jeito para a criação de acessórios originais e criativos, pode ganhar algum dinheiro extra elaborando bonitos colares, pulseiras e anéis. Para vender a sua bijutaria, crie um blog ou loja online ou inscreva-se em feiras de artesanato. Destaque-se da concorrência, aposte em pormenores diferenciadores não apenas na criação da própria bijutaria, mas também na forma como apresenta e envia os seus produtos.

5. Desenhar/Ilustrar

Gosta de se expressar através de desenhos ou ilustrações? Este é um mercado cada vez mais valorizado, justamente por ser algo muito original, personalizado e cada vez mais acessível. Existe uma vasta rede de potenciais compradores para desenhos/ilustrações: desde sites, revistas e editoras de livros, passando por exposições ou até mesmo online, num blog ou loja virtual criada especificamente para o efeito.

6. Criar um blog

Possui um blog e dedica-se regularmente ao mesmo? Porque não rentabilizá-lo através do Google Adsense? Ao exibir anúncios do Google no seu blog, receberá um valor sempre que algum dos seus leitores clicar nos mesmos. Assim, ao criar conteúdo, fará crescer o seu blog, cativando cada vez mais leitores, aumentando ainda a possibilidade de obter lucros através do Adsense.

7. Costurar

Aquelas roupas velhas ou desatualizadas que estão guardadas no fundo do guarda-roupa podem vir a ser uma boa fonte de dinheiro extra para combater a crise. Para isso, deve revitalizá-las, incorporando acessórios novos e um look original para depois as vender. Para além disso, quem tem jeito e talento para costurar, pode ainda ganhar algum dinheiro fazendo arranjos de costura para amigos e familiares ou até mesmo confecionando roupa personalizada e à medida.

8. Fazer consultoria

É especialista em alguma área específica? Disponibilize os seus conhecimentos em recursos humanos, contabilidade, higiene e segurança, finanças pessoais, etc. às muitas empresas que procuram este tipo de serviço. Para começar a fazer dinheiro extra enquanto consultor, não se esqueça de criar um portfolio ou blog online para ajudar no seu marketing pessoal.

9. Pintar

Pinturas decorativas são uma excelente forma de usar um talento pessoal para ganhar dinheiro extra e assim combater a crise! Desde a pintura em tela, diretamente nas paredes ou em outros objetos decorativos, use a Internet e o passa-a-palavra de familiares e amigos para se dar a conhecer e promover a sua arte de pintar.

10. Revender

Revender produtos pode ser uma opção interessante para quem dispõe de pouco tempo mas, mesmo assim, procura uma forma eficaz de ganhar algum dinheiro extra. Quando se juntar à hora de almoço com os colegas de trabalho, no fim do dia com os amigos e ao fim-de-semana com a família, leve o catálogo dos produtos que revende, faça uma breve e persuasiva apresentação, adequando os diferentes produtos às diferentes pessoas presentes e comece a aceitar encomendas, ganhando uma comissão sobre tudo aquilo que conseguir vender.

11. Artesanato

Nos dias que correm, inúmeras pessoas vivem exclusivamente do artesanato que elas próprias concebem e criam. Desde trabalho em barro, vidro e cortiça, passando por croché e tricot, as possibilidades são mais do que muitas e, depois de criadas, podem ser vendidas em feiras, online num blog ou loja virtual específica, ou até mesmo num marketplace de artesanato urbano como o Artemix.

12. Plantar uma horta

Tem espaço no quintal e adora jardinagem? Porque não plantar uma horta e vender a sua própria fruta, legumes e ervas aromáticas? Com a crescente procura por produtos biológicos, pode facilmente vender aquilo que cultiva, por preços de amigo, aos amigos! Para além de fazer dinheiro, também poupará dinheiro, uma vez que poderá ainda abastecer o seu próprio frigorífico com a fruta e os legumes da época!

13. Alugar

Tem uma garagem que não usa ou um quarto vazio lá em casa? Porque não alugar estes espaços subaproveitados e com isso ganhar dinheiro extra para combater a crise?

14. Dar formação

Tem domínio sobre alguma área específica e adora transmitir aquilo que sabe aos outros? Outra boa forma de conseguir dinheiro extra é através da formação, orientação de workshops e/ou aulas/explicações particulares: dê-se a conhecer e, quem sabe, não garante um excelente part-time!

15. Fotografar

Se não sai de casa sem a máquina fotográfica e passa os dias a fotografar tudo e todos, talvez esteja na altura de começar a rentabilizar esse gosto e esse talento. Para além de existirem inúmeros sites onde possa vender as suas fotos, pode ainda ganhar algum dinheiro extra fotografando familiares e amigos em mini-sessões ou em datas especiais.