Artigo

Title

Como fazer um cabaz de Natal económico para oferecer

Imagem Teaser

Body

A época natalícia bate à porta, assim como a preocupação de conseguir agradar amigos e familiares com um presente, uma lembrança ou um gesto mais dedicado. Mas nem sempre é fácil encontrar algo útil, personalizado e ao mesmo tempo económico, que satisfaça as expectativas dos mais chegados. Um cabaz de Natal é uma excelente ideia, pois é um presente útil que pode ser diversificado e personalizado à imagem de cada pessoa… para além de permitir poupar dinheiro numa época em que os gastos acumulam-se.

A quem oferecer um cabaz de Natal?

Um cabaz de Natal pode ser oferecido a qualquer pessoa, de qualquer idade. E existem duas maneiras de o criar: a pensar numa família completa, evitando comprar uma coisa diferente para cada um e permitindo assim poupar dinheiro nos presentes de Natal. Mas também se pode oferecer um pequeno cabaz especialmente pensado para uma pessoa apenas.

Cabaz de Natal personalizado

Oferecer um cabaz de Natal é um presente especial, porque ao conter um conjunto de produtos e pequenas lembranças escolhidas a dedo, reflete a amizade e o carinho que sente pela pessoa a quem o vai oferecer. E o que incluir nesse cabaz de Natal? Ideias não faltam!

  • Fazer uma lista das pessoas a quem se quer oferecer um cabaz de Natal.
  • Para cada uma dessas pessoas, pensar nos seus gostos e preferências: doces, salgados, bebidas, produtos de higiene como hidratantes ou sabonetes perfumados, música, roupa, bijutaria, livros, revistas, brinquedos, velas aromáticas, molduras, fotografias…
  • É importante incluir ingredientes ou produtos que se identifiquem com cada pessoa de uma forma individual, por exemplo, quando um amigo adora aquele bolo que por vezes se faz lá em casa, porque não juntar os ingredientes secos desse bolo num bonito frasco, juntamente com uma etiqueta com a receita, adicionando ainda ao cabaz uma forma de bolo e um avental, por exemplo?!
  • Depois de identificar os gostos e preferências de cada pessoa, há que fazer uma lista dos produtos que podem ser incorporados no cabaz de cada um. Aqui, o desafio vai ser encontrar objetos low-cost e/ou coisas que podem ser feitas em casa!
  • Se está com dificuldade em encontrar ideias, inspire-se na nossa lista de 100 presentes económicos para oferecer no Natal e poupar dinheiro!
  • Depois de reunido o recheio, é preciso pensar no embrulho que irá criar para cada cabaz: pode ser utilizado um cesto, uma caixa ou bolsas decorativas, papel celofane, entre outros… veja o que tem em casa a mais, reutilize e poupe ainda mais dinheiro.
  • Se o cabaz de Natal for pensado para uma família, é importante compor uma lista com produtos e ingredientes adequados a cada membro individualmente… para que ninguém fique esquecido… mesmo o animal de estimação! Ao mesmo tempo, pode incluir um presente para a família desfrutar em conjunto como, por exemplo, uma lata com bolachas caseiras, um CD de música natalícia, um DVD com um filme de Natal…

Cabaz de Natal económico

Neste momento, pode parecer que o cabaz se esteja a tornar caro, mas na realidade é possível torná-lo bastante económico:

  • Verificar quais os ingredientes ou produtos que existem em comum nos cabazes de Natal. Desta forma, podem ser comprados a preços mais baixos, aproveitando promoções tipo “leve 2 pague 1” ou comprando embalagens maiores que ficam a preços mais baixos por cada unidade, como por exemplo pequenos enfeites de Natal, chocolates ou outras guloseimas que podem ser facilmente distribuídas por vários cabazes.
  • Incluir iguarias doces e/ou salgadas (bolachas, bolos, compotas, azeite aromatizado, etc.) ajuda bastante a economizar o cabaz, pois podem ser feitas em casa e divididas por diversos cabazes de Natal.
  • Se souber fazer trabalhos manuais ou tricotar, pode sempre juntar um cachecol, um par de luvas, uma bolsinha para o telemóvel, bijutarias para tornar o cabaz mais personalizado e, claro, mais low-cost.
  • O embrulho do cabaz também pode servir de presente quando o mesmo se trata de uma caixa decorativa ou de um bonito cesto reutilizável.

Um presente útil, económico e interessante

Juntar estas três características principais num só presente de Natal pode tornar-se mais fácil seguindo as dicas acima referidas. O mais importante é não esquecer tudo aquilo que é possível fazer em casa, desde cozinhar ao tricotar, pintar e criar presentes personalizados que se podem juntar num cabaz único e low-cost, quer irá deixar qualquer pessoa com um sorriso de orelha a orelha!