Artigo

Title

8 formas de poupar dinheiro em eletrodomésticos

Imagem Teaser

Televisões

Body

Parte fundamental do nosso quotidiano, grande parte dos eletrodomésticos foram criados para nos facilitar a vida e a verdade é que já não imaginamos viver sem eles. Infelizmente, nem os eletrodomésticos topo de gama duram para sempre e as avarias acontecem – quer vá comprar um eletrodoméstico pela primeira vez ou pretende substituir um modelo antigo, saiba como poupar dinheiro nos indispensáveis eletrodomésticos.

  1. Comprar usado. Antes de comprar o primeiro eletrodoméstico que lhe parecer preencher os seus requisitos ou então o modelo mais barato do mercado, pondere a hipótese de adquirir esse mesmo eletrodoméstico em segunda mão. Existem muitas coisas que pode comprar usado para poupar dinheiro e os eletrodomésticos são uma delas.
  2. Pesquisa cuidada. Com a quantidade de lojas existentes atualmente, todas competem uma com a outra e a verdade é que haverá sempre alguma que terá um preço mais baixo. Faça o trabalho de casa antes de comprar o seu próximo eletrodoméstico, que é como quem diz, visite várias lojas de eletrodomésticos e compare preços entre modelos iguais e semelhantes antes de tomar a decisão final. Esteja ainda atento aos folhetos publicitários que recebe na caixa de correio.
  3. A importância da classe energética. Aquando da escolha de um novo eletrodoméstico não deve descurar a sua classe energética, optando sempre pela classificação Classe A ou Classe A+. A verdade é que os eletrodomésticos desta gama são sempre mais caros quando comparados com eletrodomésticos que apresentam uma eficiência energética mais baixa; no entanto, o investimento inicial é rapidamente recuperado quando se tem em conta as poupanças a longo prazo em termos de água, eletricidade e gás.
  4. Troca económica. Existem muitas lojas que aceitam eletrodomésticos velhos na compra de um novo e pelo qual oferecem um determinado valor ou desconto na aquisição de um modelo novo. Para além de se livrar facilmente de um eletrodoméstico antigo, este pode ainda valer-lhe um bom desconto. Informe-se ou esteja atento a eventuais promoções do género.
  5. Modelo da coleção anterior. Se quer poupar dinheiro na compra de um eletrodoméstico, opte por um modelo da coleção anterior. As grandes marcas de eletrodomésticos estão constantemente a lançar no mercado modelos novos e mais avançados, o que faz com que as lojas queiram escoar o stock existente, por vezes a preços bastante apelativos. Informe-se na loja sobre a altura em que costumam receber os mais recentes modelos do eletrodoméstico em que está interessado e mantenha-se atento às promoções que certamente vão existir nas semanas que antecedem a chegada da nova coleção. 
  6. Com defeito, mais barato. Nem todos os eletrodomésticos chegam às lojas num estado impecável e o que for recusado por um cliente, pode ser perfeito para outro – principalmente se a loja em questão fizer um desconto especial. Se consegue conviver com um eletrodoméstico que já traga alguns riscos a troco de um preço mais baixo, não perde nada em perguntar ao vendedor se existe esta opção.
  7. Exposição económica. Tal como a compra de um eletrodoméstico com um pequeno defeito pode significar poupança, também os modelos em exposição podem trazer-lhe descontos valiosos. E se o modelo em exposição for o último, mais ainda! Pergunte – caso contrário nunca saberá!
  8. Peça um desconto. Nunca saberá se consegue um desconto na compra do seu próximo eletrodoméstico, se não perguntar. Alguns dos melhores argumentos que pode utilizar incluem: o facto de ser um cliente de longa data da loja, porque vai pagar a compra a pronto, porque o concorrente direto da loja apresenta um preço mais baixo para o mesmo eletrodoméstico. Questione, não tem nada a perder e talvez algum dinheiro a ganhar.