Artigo

Title

8 dicas para poupar dinheiro na compra de um computador

Imagem Teaser

Body

O computador tornou-se um objeto essencial no nosso dia-a-dia. A grande maioria das pessoas já nem consegue imaginar a sua rotina sem esta ferramenta de trabalho e de lazer. Assim, a aquisição de um novo computador tornou-se um assunto bastante importante – queremos um bom computador, que seja fiável, com uma boa performance mas, acima de tudo, que esteja dentro das nossas possibilidades. Comprar um computador novo tem que se lhe diga, principalmente se quer fazer uma compra acertada e ainda poupar algum dinheiro pelo caminho.

1. Lista de características

Tal como quando vamos ao supermercado, é importante também fazer uma lista quando vamos comprar um computador. Pense para que fins será utilizado o computador e faça um resumo de todas as características de que necessita. Por exemplo, se utiliza o computador apenas para navegar na Internet e jogar solitário, não precisará de um modelo com um super desempenho. Já se jogar online ou se utilizar programas de modelação, é importante investir numa boa placa gráfica. Faça a sua lista e evite pagar por coisas que não vai utilizar.

2. As aparências iludem

Não se deixe levar pelo facto de um computador ser mais bonito que outro. As mulheres, principalmente, têm tendência a preferir os computadores mais fashion ou com cores mais divertidas. Quando se trata de poupar dinheiro na compra de um computador, o que interessa mesmo é a “beleza interior”, ou seja, tenha em atenção a qualidade do hardware, pois aquele revestimento rosa metalizado de nada lhe irá valer quando não conseguir realizar as tarefas que mais precisa no computador.

3. Comparar, comparar, comparar

Como em qualquer compra, o truque para poupar é comparar os preços. O preço de um modelo de computador pode variar de loja para loja. Por vezes, existem excessos de stock, o que leva uma determinada loja a baixar o preço de um modelo. Esteja atento a este tipo de alterações e visite regularmente os sites das lojas, inscreva-se nas newsletters e veja os folhetos promocionais que aparecem na caixa de correio, para estar a par de eventuais campanhas informáticas.

4. Pedir opiniões

Infelizmente, a opinião do pai ou da namorada não são realmente aquelas que mais vão ajudar na compra de um computador, de preferência com alguma poupança. Pesquise reviews de computadores online e inscreva-se em fóruns sobre o tema. Aqui encontra o tipo de pessoas que vão realmente conseguir ajudá-lo a escolher o melhor modelo para as suas necessidades e dentro do seu orçamento. Para além disso, estão sempre a par das últimas promoções e descontos.

5. Promoções

Vale sempre a pena esperar pelas promoções. Um computador é uma compra cara em que compensa bastante ter um desconto, mesmo que seja de 10% ou 20%. Tente perceber quando é que as lojas vão fazer promoções e vá lá nesse mesmo dia – quanto mais cedo, melhor. Na impossibilidade de o fazer, peça a alguém que possa fazer essa compra por si.

6. Lojas online

Em alternativa à confusão das lojas do centro comercial, tem sempre as lojas online. Estas lojas conseguem, na maioria dos casos, ter preços bastante mais acessíveis para o mesmo modelo existente numa loja física. Para além do preço, têm também a vantagem da oferta. Nas lojas online também se podem encontrar modelos que nem sempre estão disponíveis nas lojas físicas, por não serem os modelos mais requisitados pelo cliente comum. Mas atenção: antes de comprar numa loja online, certifique-se das políticas de reparação ou devolução e dos custos dos portes de envio para verificar se está efetivamente a poupar dinheiro.

7. Modelos desatualizados

Nas semanas anteriores ao lançamento de um novo modelo de uma determinada marca, os modelos que vão ficar desatualizados baixam bastante o seu valor. Assim, para compensar, as lojas reduzem os preços destes modelos. Esta é a altura certa para investir num computador e poupar algum dinheiro; outra alternativa é optar por um modelo que está em exposição.

8. Usados

Uma hipótese que pode ser um pouco arriscada, mas que também é viável será comprar um computador usado. Pode ser incerto pois não sabemos em que estado vem, a não ser que consigamos pedir a algum especialista na matéria para verificar. No entanto, encontram-se bons computadores, quase a estrear, à venda em sites online. Por vezes, são pessoas que receberam um portátil da empresa ou que compraram o computador para a esposa mas afinal ela não usa. É importante ter algum bom senso e ser bastante crítico na hora de avaliar os vendedores e o artigo que estão a vender. Outra opção são lojas de venda em segunda mão. Nestas lojas, fica com a certeza de que o computador está a funcionar bem e, na maior parte dos casos, fica com uma garantia do artigo. Antes de comprar um computador novo, pergunte aos amigos, colegas de trabalho e familiares se alguém está a vender um computador ou se tem algum parado lá em casa.