Artigo

Title

31 de Outubro: Dia Mundial da Poupança

Imagem Teaser

Poupança

Body

No último dia do 1º Congresso Internacional de Poupanças Bancárias, que decorreu em Milão, em 1924, com a presença de 29 países de todo o mundo, o professor italiano Filippo Ravizza declarou-o como sendo o “Dia Mundial da Poupança”. Um conceito que tem vindo a fazer cada vez mais sentido…

O que é o Dia Mundial da Poupança?

O calendário marcava o dia 31 de Outubro de 1924 e, no rescaldo da I Guerra Mundial – em que muitas famílias tinham perdido tudo o que tinham – o objetivo era restaurar a confiança das pessoas nas instituições financeiras, levando-as a depositar as suas poupanças no banco, em vez de as ter escondidas em casa “debaixo do colchão”. A ideia era educar as pessoas, não só para a vantagem de poupar dinheiro no sentido de assegurar uma vida e um futuro melhor em termos individuais e familiares, mas também sensibilizar para os benefícios da poupança em termos do desenvolvimento e crescimento da economia global.

Desde 1925 a poupar dinheiro

A partir de 1925, e todos os anos no Dia Mundial da Poupança, promoviam-se ações informativos e de sensibilização junto da população, envolvendo não só as escolas e a igreja, como também todo o tipo de associação profissional, cultural e desportiva. A II Guerra Mundial desencadeou um interregno na comemoração desta data mas, no final da guerra, o Dia Mundial da Poupança foi retomado com fulgor renovado, tendo alcançado enorme popularidade e adesão entre os anos 1955 e 1970, tornando-se assim uma verdadeira tradição anual em muitos países.

O Dia Mundial da Poupança nos dias de hoje

Neste momento, a força por de trás do Dia Mundial da Poupança está essencialmente canalizada para os países em desenvolvimento, onde grande parte da população não tem conta bancária, nem conhecimentos acerca do funcionamento das mesmas. A educação financeira continua assim a ser o principal objetivo do Dia Mundial da Poupança, rumo a uma estabilidade económica individual e coletiva.

Nos países desenvolvidos, os conceitos de poupar dinheiro diariamente e de investir em poupanças para o futuro, estão presentes no nosso dia-a-dia através dos mais diversos meios: instituições financeiras (PPR, contas poupança jovem…), sector comercial (cupões, promoções, cartões cliente…) e informação online e offline sobre como poupar dinheiro não falta!

Já começou a poupar o seu dinheiro?