Artigo

Title

30 dicas para poupar espaço em casa

Imagem Teaser

Casa sem espaço

Body

A busca por espaço livre – quer viva numa casa pequena ou é simplesmente adepto do estilo minimalista – é uma missão contínua! Por isso mesmo, damos uma ajudinha com estas sugestões de como poupar espaço em casa.

  1. Vai reparar que as estantes dos seus livros têm sempre espaço extra – por de trás dos livros existentes, estendendo-se até à parede: aproveite-o para encaixar livros mais pequenos!
  2. Dentro dos armários da cozinha, a palavra de ordem é empilhar! Organize por tamanhos e empilhe panelas, tachos, pratos, saladeiras, bacias, malgas, tupperwares… não deixe nada escapar!
  3. Em vez de juntar sacos de plástico aos montes, aprenda a dobrá-los como um profissional e vejo o volume de dezenas de saquinhos a desaparecer em segundos!
  4. Na parede directamente acima da bancada da cozinha, afixe uma barra de aço inox com ganchos, ímanes ou outros suportes, perfeitos para pendurar utensílios diversos, chávenas, toalhas e especiarias. Ganhará muito mais espaço de trabalho!
  5. Na hora de guardar restos no frigorífico, opte sempre por tupperwares quadrados – ocupam muito menos espaço que os redondos!
  6. Em vez de utilizar uma gaveta para guardar as colheres de pau e meia dúzia de utensílios de cozinha (que ocupam muito espaço devido aos seus tamanhos e formatos irregulares) coloque tudo dentro de um grande recipiente redondo e coloque-o junto do fogão.
  7. Não deite fora os recipientes dos cotonetes, as caixas e latas de bombons e bolachas (entre outros dos quais se possa lembrar!), utilizando-os para guardar maquilhagem, bijutaria, acessórios de costura, pregos, botões e todos os outros pequenos objectos que andam espalhados e a ocupar demasiado espaço em mil e uma gavetas!
  8. Aproveite todo o espaço livre que existe debaixo das camas para guardar – de preferência dentro de caixas de plástico grandes ou sacos próprios para arrumação – a roupa de inverno, cobertores, colchas, edredões, tapetes…
  9. Tire o máximo partido do seu guarda-roupa, com recurso aos organizadores que, suspensos do varão, permitem empilhar camisolas; e aos cabides multifunções, excelentes para agrupar cintos, gravatas, lenços, écharpes e outras peças pequenas. Ponha ordem e ganhe espaço nas suas gavetas com módulos de arrumação com compartimentos.
  10. Se tem filhos que partilham um quarto, nada mais simples para fazer render o seu espaço do que optar por beliches ou então aquelas camas 2-em-1, sendo que a segunda é uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima e só sai na hora de ir dormir!
  11. O quarto das crianças – com as suas dezenas de brinquedos, livros e peluches – pode ter espaço de sobra, com os muito práticos arrumadores de parede: a pequenada até se vai divertir com a arrumação!
  12. Escolher móveis com múltiplas funções são uma excelente forma de poupar espaço precioso: mesas afixadas à parede que podem ser “levantadas” quando não estão a ser utilizadas; sofás-cama; camas que escondem espaço para arrumação sob o colchão; mesas de centro, repousa pés ou poufs que abrem e que têm espaço para revistas ou mantas…as opções são mais que muitas!
  13. Os corredores são uma excelente divisão para instalar armários estreitos que tanto podem servir de sapateira, como guarda-roupa ou, porque não, biblioteca?!
  14. Já não cabe nem mais um par de sapatos no armário da entrada ou na sapateira? Livre-se de todas as caixas de sapatos que tem vindo a guardar religiosamente e veja o espaço livre a crescer a olhos vistos!
  15. Aproveite todos os nichos verticais para instalar prateleiras, estantes ou armários e faça-os chegar até ao tecto – todos os centímetros são bem-vindos! Não descure os cantos, já existem muitas soluções no mercado especialmente pensadas para esses recantos.
  16. Há sempre muito espaço livre sobre as portas e janelas – perfeito para instalar prateleiras e pequenos armários de parede para uma arrumação extra! E quem diz por cima, também diz por baixo! O espaço directamente abaixo das janelas também pode ser aproveitado de várias formas: basta deitar uma estante na horizontal, instalar um banco de janela (com arrumação no interior claro!) ou colocar lá um baú para um aproveitamento impecável!
  17. O truque de colocar uma estante na horizontal pode ainda ser aplicado às costas de um sofá, por exemplo.
  18. Pense em todo o espaço livre que as paredes de uma casa de banho oferecem… requer apenas a instalação de uma prateleira multifuncional para guardar toalhas extra, pendurar os robes ou as toalhas em uso e provavelmente terá ainda espaço para acomodar um pequeno cesto em verga para todos os seus cremes e produtos de banho.
  19. Em alternativa instale um organizador plástico com ventosas na parede junto à banheira ou então uma prateleira no duche para ter tudo à mão e não espalhado pela casa de banho inteira.
  20. Adquira um porta-rolos para papel higiénico, aproveitando a sua arrumação abundante e ganhe espaço no armário da casa de banho.
  21. Os cabides montados por de trás das portas (até já existem modelos que não requerem furos, é só encaixar sobre o topo da porta!) ou dentro de armários são óptimos para pendurar cintos, bolsas, gravatas, colares… e nos quartos das crianças são igualmente funcionais!
  22. Mande fazer prateleiras para acompanhar as escadas que vão do primeiro ao segundo piso da casa.
  23. Não se esqueça do espaço que existe debaixo das escadas: umas pequenas obras podem transformar esse local esquecido em vários metros extra de espaço utilizável!
  24. Depois olhe para cima – será que o sótão não poderia ser arranjado e aproveitado para uma enorme variedade de coisas? Pode dar algum trabalho, mas pense em todo o espaço que vai ganhar quase da noite para o dia!
  25. Limite o número de almofadas que tem a decorar os sofás, roubam espaço precisos a esses lugares sentados.
  26. Troque o seu PC velhinho por um portátil.
  27. Retire todos os seus CDs e DVDs das caixas e coloque-os em álbuns próprios que, em pouco espaço, armazenam centenas de CDs.
  28. Na garagem, afixe à parede alguns pedaços de madeira resistentes com pregos e/ou ganchos, onde vai poder pendurar um sem número de utensílios que andam dispersos. Aproveite ainda as paredes da garagem para pendurar as bicicletas, pranchas de surf, os skates e outros equipamentos desportivos. Se mesmo assim o espaço continua escasso, porque não montar uma estante na garagem?
  29. Livre-se de todos os objectos e vestuário que já não utiliza – doando ou vendendo o que estiver em boas condições. Esta é uma das maneiras mais fáceis de poupar espaço!
  30. Mantenha tudo no seu lugar certo para não “roubar” espaço às outras coisas!