Artigo

Title

20 formas simples de poupar dinheiro no Natal

Imagem Teaser

Body

O Natal resume-se a uma pequena época de festa e convívio que se vive uma vez por ano, mas são dias que, entre alimentação, presentes e decoração, requerem um investimento avultado. Existem, porém, várias formas simples de poupar dinheiro no Natal, sem prejudicar em nada as festividades!

  1. Em vez de comprar enfeites de Natal novos todos os anos, vá rodando o que tem: este ano use apenas as decorações prateadas e vermelhas, deixando as douradas e verdes para o ano seguinte e assim sucessivamente. Não só poupa dinheiro, como fica com a impressão de ter uma nova decoração de Natal todos os anos.
  2. Aproveite as horas mais económicas/gratuitas para telefonar aos familiares e amigos a desejar as boas festas.
  3. Em vez de telefonar aos familiares e amigos, envie um SMS/MMS ou email divertido a desejar um feliz Natal.
  4. Reutilize as partes em branco de velhos postais de Natal para enviar novos ou para criar enfeites ou etiquetas de Natal originais.
  5. Se vai fazer compras de Natal online, tente agrupar o máximo possível de artigos em cada encomenda para evitar vários portes de envio ou então partilhe a encomenda com um familiar/amigo e dividam os portes de envio.
  6. Poupar dinheiro no papel de embrulho para os presentes de Natal é tão simples como usar folhas de revistas brilhantes ou até folhas de jornal com um bonito laço colorido. Experimente… vai ver que giro (e barato!) que fica!
  7. Esteja atento a todos os folhetos promocionais/cupões que possa receber no correio na altura de Natal para não só comparar preços, como desfrutar das promoções referentes a produtos/presentes que pretende comprar nesta época.
  8. Uma despesa de Natal que muitas vezes é esquecida passa pelo dinheiro gasto em combustível e parques de estacionamento nas inúmeras viagens que fazemos para os centros comerciais para efetuar compras. Para poupar dinheiro, tente concentrar todas as compras numa ou duas saídas apenas.
  9. Uma das melhores formas de poupar dinheiro em presentes de Natal, é fazê-los em casa, estabelecer um valor limite ou recorrer ao sistema do Pai Natal secreto.
  10. Tem muitos convites para festas de Natal, mas não quer gastar dinheiro em roupa nova? Recicle o que tem, criando novos visuais com recurso a acessórios ou então faça uma troca de roupa ao pedir algo emprestado do guarda-roupa da melhor amiga ou irmã.
  11. Com tantas festas e convívios a marcar esta quadra, a alimentação acaba por ser uma das áreas em que se gasta mais dinheiro: reduza essa despesa ao comprar ingredientes com antecedência, elaborando menus mais simples e igualmente saborosos ou pedindo que cada convidado traga algo para a festa!
  12. Comece a poupar para o Natal o mais cedo possível, colocando de parte o mesmo valor todos os meses. Se tiver ideia de quanto gastou o ano passado, divida esse valor por 12 e comece a poupar esse montante todos os meses a partir de Janeiro.
  13. Faça um inventário de possíveis presentes que possa ter recebido no passado e não gostado ou então outros artigos que possa ter comprado e nunca utilizado e pense numa pessoa na sua lista de Natal que poderá gostar de receber esse presente. Re-oferecer (desde que o artigo nunca tenha sido utilizado) é uma tendência crescente, que permite poupar muito dinheiro!
  14. Para poupar dinheiro na decoração da mesa de Natal, seja criativo e enfeite a mesa com elementos festivos que já possa ter. Desde taças recheadas de avelãs e chocolates de Natal, a pinhas como marcadores de lugar, não há limites para a criatividade… e para a poupança!
  15. Aproveite os saldos de Verão para comprar presentes de Natal mais baratos – o importante é cingir-se a artigos que não serão necessários trocar (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos, acessórios, gadgets…). Nunca é cedo de mais para começar a comprar presentes de Natal!
  16. Evite utilizar o cartão de crédito para pagar as compras de Natal, pois, se souber que o dinheiro está a sair diretamente da sua conta bancária, vai certamente gastar menos do que se comprar a crédito. Outra boa dica para poupar dinheiro no Natal é precisamente pagar tudo com dinheiro vivo.
  17. Ofereça presentes de Natal em conjunto com outras pessoas: por exemplo, junte-se aos irmãos para comprar o presente dos pais – o valor é dividido entre todos e todos poupam dinheiro. Em alternativa, em vez de dar um presente ao irmão e outro à cunhada, ofereça um presente ao casal.
  18. Uma vez abertos os presentes de Natal, aproveite todo o papel, etiquetas, laços e fitas que estejam em bom estado e passíveis de serem reutilizados no próximo ano.
  19. Se quiser renovar as decorações ou até mesmo a árvore de Natal, compre logo a seguir à época, uma vez que até ao final do ano haverá descontos até 80% em grande parte dos artigos de Natal. Assim começa desde logo a poupar dinheiro para o próximo Natal!
  20. Elabore um orçamento de Natal e mantenha-se fiel ao mesmo! Bom Natal, boas poupanças!