Artigo

Title

10 sugestões divertidas para comemorar o Dia da Criança sem gastar dinheiro

Imagem Teaser

Menina Brincar com bolas de sabão

Body

O Dia da Criança é uma data perfeita para celebrar a alegria e a espontaneidade que as crianças trazem ao nosso dia-a-dia: embora todos os dias sejam o dia das nossas crianças, não há nada que gostem mais do que se sentirem especiais, por isso, torne o próximo Dia da Criança ainda mais especial com estas sugestões divertidas e low-cost.

  1. Jantar especial: no Dia da Criança deixe que os seus filhos escolham a ementa para o jantar – independentemente do que seja (quanto mais diferente e inesperado, melhor!) – e deixe-os ajudar a prepará-lo! Não há nada que a pequenada goste mais do que ajudar na cozinha: poder chegar à bancada, apoiado num banco dos grandes e pôr as suas pequenas mãos na massa!
  2. Fotografias fantásticas: há quanto tempo não tira fotografias às crianças da sua vida? O Dia da Criança é o mote perfeito para uma atividade engraçada que apenas requer uma máquina fotográfica, algumas fantasias e/ou adereços criativos. Depois é divertirem-se com poses divertidas e disparar, disparar, disparar… não se esqueça de colocar o timer da câmara e entrar em algumas fotografias juntamente com as crianças!
  3. Arte com giz: um balde cheio de giz e um pátio ou passeio lá de casa que possa servir de tela gigante para as mãos e imaginações de pequenos artistas, é tudo o que precisa para um Dia da Criança memorável e low-cost… Aproveite ainda o cenário – pode ser perfeito para fotografar as crianças no seu dia!
  4. Levar a felicidade a outras crianças: todas as crianças têm os mesmos direitos, mas nem todas vivem sem dificuldades, como os nossos filhos, por exemplo. Aproveite o Dia da Criança para, juntamente com os seus filhos, levar a felicidade a outras crianças, desfavorecidas ou a viver em instituições. Com alguns dias de antecedência e juntamente com a pequenada, façam uma escolha à roupa/calçado/livros/jogos/brinquedos que já não lhes serve ou que já não usam e ofereçam às crianças que mais precisam. Haverá melhor forma de assinalar o Dia da Criança?
  5. Guerra de água: o que se consegue quando se junta bom tempo, um espaço exterior e muita água no Dia da Criança? Crianças muito divertidas! Basta vesti-las com os fatos/calções de banho e “muni-las” com balões de água, “pistolas” de água, bolas de sabão, alguns baldes e regadores, uma mangueira ou aspersor de jardim – o resto é com elas e as crianças vão adorar esta atividade. Se o tempo não permitir, ou seja, se estiver a chover – só precisa de umas galochas e um impermeável para cada um e divirtam-se a saltar em todas as poças de água que aparecerem!
  6. Mãos na massa: os trabalhos manuais são dos preferidos das crianças e uma excelente atividade para organizar no Dia da Criança sem gastar dinheiro. Escolha uma ou então vários projetos distintos – fazer bijutaria, reciclar velhos lápis de cera, recortes e colagens, confecionar tintas caseiras ou até plasticina caseira – e deixe as crianças serem crianças!
  7. Tempo de qualidade: o grande objetivo do Dia da Criança é celebrar a individualidade de cada criança, mostrando-lhe o quão especial é. Nesse sentido, uma boa atividade para comemorar essa data é agendar 1 ou 2 horas de tempo de qualidade com cada filho individualmente, deixando a criança escolher o programa – vai surpreender-se com os pedidos simples e low-cost que as crianças vão solicitar!
  8. Chá das 5: celebre o Dia da Criança com uma atividade habitualmente reservada aos adultos – um maravilhoso chá das 5 especialmente pensado para as crianças vai ser uma experiencia que elas não só vão adorar, como vão recordar para sempre. Para além disso, provavelmente tem tudo o que precisa em casa, o que reduz ou até elimina quaisquer despesas.
  9. Pinturas faciais/corporais: não há como enganar quando se quer entreter e divertir as crianças – vista-lhes os fatos de banho e deixe que se pintem com tintas adequadas para a pele, como as tintas comestíveis, por exemplo. Depois dessa maratona de pintura, podem sempre passar para uma “guerra de água” para ajudar na limpeza! Um espetacular dois-em-um para um Dia da Criança low-cost!
  10. Jogos sem fronteiras: uma tarde ou final de tarde dedicada aos jogos preferidos dos seus filhos vai ser um sonho tornado realidade! Entre puzzles, jogos de memória ou de tabuleiro, jogos tradicionais ou simplesmente jogar às escondidas, só precisam de trazer a boa disposição para assinalar o Dia da Criança com sorrisos e muita diversão low-cost!